Empresas de teleassistência Marketing

Como fazer o marketing da sua empresa de teleassistência

marketing para empresas de teleassistência

Oferecer um serviço de monitoramento de qualidade é fundamental. Ter uma equipe de teleassistência eficiente e tecnologia de ponta para detectar alarmes e eventos críticos em tempo real, com máxima agilidade. Mas será que isso é suficiente para ter um negócio duradouro e atrair novos clientes? 

Neste post, você vai encontrar dicas de como melhorar o marketing da sua empresa de teleassistência e alavancar as vendas. Vamos lá?

3 dicas essenciais para impulsionar as vendas

Apesar do que muitas pessoas pensam, quem quer começar a investir em marketing para fortalecer seu posicionamento no mercado e atrair clientes não precisa investir tanto. Em um primeiro momento, o marketing orgânico pode ser a solução ideal.

Marketing orgânico é todo esforço de estratégias e ações para gerar conversões, atrair tráfego e fortalecer a presença da sua marca de forma natural e espontânea. Ou seja, sem pagar anúncios e propaganda. Mas como fazer isso?

1. Comece definindo suas personas

Para atrair as pessoas certas para o seu negócio, você precisa conhecer quem, de fato, se interessa pelo seu serviço de monitoramento. A persona é uma representação do seu cliente ideal

Para criar a sua, você precisará pesquisar a fundo qual é o seu perfil, idade, gênero, pelo que ela se interessa, quais os problemas que ela enfrenta e como você pode ajudar a partir dos seus serviços. Para isso, faça pesquisas de mercado, entrevistas com clientes reais e confira o perfil demográfico dos seus seguidores em redes sociais e visitantes do site.

Entenda melhor! 

Por exemplo, se você oferece um serviço de monitoramento a trabalhadores solitários, isto é, aqueles que trabalham em mineradoras, fábricas, com manutenção a maquinários e outros e que ficam em campo. A sua persona, mesmo que seu negócio seja B2B, pode ser representada por uma pessoa:

“Paulo, 45 anos. Gestor de Projetos de uma empresa de engenharia especializada em manutenção da rede ferroviária com atendimento nacional. Demanda um monitoramento constante dos funcionários em campo, uma vez que têm funções de risco e precisam de acompanhamento para controle da sua segurança, saúde e localização. Entende que o uso de tecnologias e dispositivos pode contribuir para aumentar a produtividade dos empregados e eficiência dos serviços.”

Tudo isso, é claro, será fictício, mas quanto mais próximo do seu cliente real, mais assertiva será sua tentativa de venda. 

Com a persona identificada, você consegue estruturar suas estratégias de marketing:

  • Planejar quais ações e canais de comunicação são mais condizentes com o público;
  • Alinhar a linguagem da comunicação ao perfil correto;
  • Determinar que tipo de conteúdo você precisa produzir para atingir seus objetivos.

2. Compreenda seu funil de vendas

O funil de vendas é a representação das etapas da jornada que sua persona passa até adquirir o seu serviço. Desde seu primeiro contato com a sua empresa até fechar o negócio, passando por três estágios:

Topo de funil – Aprendizado e descoberta

Aqui sua persona ainda está descobrindo e aprendendo sobre o assunto e, provavelmente, ainda não conhece sua marca nem mesmo que tem um problema. Entretanto, quando ela se depara com algum conteúdo produzido por você, ela passa a identificar que tem um gap e passa a estudar mais sobre o assunto.

Aqui é o momento de educar e tirar dúvidas da sua persona, na tentativa de transformá-la em um lead e fazê-la andar no funil.

Meio de funil – Reconhecimento do problema e consideração

Agora ela entende que tem um problema e começa a buscar formas de solucioná-lo. Seu papel é apresentar respostas e sugerir formas de solução. Aqui você ainda não propõe a compra, mas maneiras de ajudar sua persona a resolver seu problema. Aqui você está qualificando seu lead, despertando seu desejo e transformando-o em um cliente em potencial.

Fundo de funil – Decisão de compra

Aqui é o momento de ser mais direto, mostrar todos os benefícios do seu serviço e tentar converter a venda. A persona já sabe que tem um problema, conhece a solução e a intenção é convencê-la que a sua opção é a melhor. Você entenderá mais sobre o funil com o exemplo prático ao final do artigo.

3. Produza conteúdo relevante

Uma das melhores maneiras de atrair sua persona para seu negócio, de forma orgânica, é produzindo conteúdos de qualidade e alinhados à sua persona. Você pode optar por:

  • Publicar artigos em um blog hospedado no site da sua empresa;
  • Criar conteúdos para mídias sociais (como LinkedIn, Facebook e Instagram;
  • Produzir vídeos para o YouTube;
  • Ou materiais mais aprofundados, como os e-books, dentre outros.

O marketing de conteúdo é importante para informar seus leitores sobre as questões relativas ao seu negócio, responder às dúvidas que eles possuem e, claro, aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca.

Como produzir conteúdos de acordo com o funil?

Os conteúdos devem seguir seu funil de vendas, para levar o leitor pelo caminho traçado até a venda final.

Com técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) em um artigo de blog, por exemplo, você consegue fazer com que seus conteúdos apareçam nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Assim, quando sua persona pesquisar sobre algum assunto relacionado ao seu negócio, ela encontrará seu artigo. 

Um conteúdo de topo de funil, que fale sobre assuntos mais genéricos, poderá levar (por meio de links) o leitor a um conteúdo de meio, que discuta mais sobre o problema identificado. Este, por sua vez, deve encaminhar para um conteúdo de fundo de funil, que dará a solução para o problema e pode ajudar na conversão de uma venda.

Uma dica importante é que, em todos os canais de comunicação, é importante ter frequência de postagem. A consistência faz com que seu canal ou blog ganhe relevância e seja mostrado mais vezes aos usuários da internet.

Unindo as 3 estratégias de marketing na prática

marketing

Suponha que sua empresa faça a teleassistência a idosos. Por meio de um dispositivo wearable, como um relógio de pulso que monitora os sinais vitais e envia alarmes a uma Central de Monitoramento em caso de emergências, acidentes em casa ou quedas, por exemplo.

Persona

Sua persona será a Marta, 40 anos, filha de um idoso que mora sozinho e que não quer ter um cuidador em sua casa a todo tempo. Ele é independente, mas Marta se preocupa que algo aconteça em quanto ele está sozinho. 

Produzindo conteúdos de acordo com o funil

Ela não sabe ainda que existe o serviço de teleassistência no mercado, nem conhece a sua empresa, mas pesquisa no Google sobre “cuidadores de idosos” e encontra o artigo do seu blog. Esse seria um conteúdo de topo de funil e, ao longo do artigo, você sugere um link para que a pessoa leia outro conteúdo, sobre “Como tornar a casa de um idoso mais segura”. 

Este seria um conteúdo de meio de funil, onde você expõe os riscos existentes na casa de idosos e, dentre as soluções propostas, você falará sobre os dispositivos de monitoramento. Com um call-to-action (link com uma chamada para ação), você sugere um conteúdo que apresente as soluções existentes de monitoramento, expondo, é claro, o seu produto. 

Esse seria um conteúdo de fundo de funil, que deve conter uma chamada para que a pessoa entre em contato com sua equipe de vendas ou já faça uma compra online, por exemplo. Aqui é o momento de converter a venda.

Ficou mais claro? Agora é com você. Coloque em prática as dicas de marketing e temos certeza que suas vendas serão impulsionadas!

Se você quer mais dicas sobre como aprimorar seu negócio de teleassistência, entenda como tornar sua Central de Monitoramento totalmente equipada e eficiente.