LifeLink e LafargeHolcim: mais segurança para trabalhadores da indústria do cimento

LifeLink e a LafargeHolcim são parceiras há alguns anos, proporcionando a melhor solução em segurança para os empregados solitários da Lafarge.

Nesta série, que conta casos de sucesso com os serviços da LifeLink, apresentamos como o monitoramento remoto melhorou a qualidade da comunicação com as equipes de ronda, por meio de uma solução totalmente personalizada.

Conheça a LafargeHolcim

lafargeholcim

A LafargeHolcim é uma empresa mundial de materiais e soluções para construção, que é líder no ramo em que atua. A instituição conta com cerca de 90 mil empregados e atua em mais de 80 países.

Com uma atuação equilibrada, possui operação tanto em países em desenvolvimento, quanto em mercados já bastante avançados.

Em 2022, a marca foi adquirida pela CSN Cimentos S.A. e agora é parte da multinacional, que possui negócios de siderurgia, mineração, logística e energia, além do próprio cimento.

No Brasil, a empresa está presente em todas as regiões, trabalhando com valores de resultado, integridade, sustentabilidade, pessoas e clientes. Além disso, a base das opções são a saúde e a segurança.

O portfólio é dinâmico, com soluções em cimento, concreto, agregados e produtos especiais. Tudo produzido com tecnologia de ponta e alta qualidade.

Por acreditar na construção de um mundo melhor, atua com a integração de processos internos, foco na qualidade e na segurança.

Assim, a parceria LifeLink e LafargeHolcim são um caso de sucesso de como a tecnologia ajuda a transformar processos e a garantir mais bem-estar e proteção para os empregados.

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Cenário

As fábricas da LafargeHolcim contam com serviço de ronda noturna. Esses empregados circulam por toda a planta industrial, para verificar irregularidades e garantir a segurança do local.

Neste tipo de atividade, o empregado tem um percurso que deve ser seguido diariamente, com rondas realizadas em períodos regulares de tempo.

Além de evitar a entrada de pessoas não autorizadas, esse tipo de serviço ajuda a identificar a integridade de todo o perímetro, possíveis falhas nas barreiras da fábrica e, claro, evitar problemas relacionados a assaltos, invasões e vazamento de informações.

Pela natureza da atividade, os empregados da ronda se enquadram na modalidade de trabalho solitário, que possui algumas especificidades relacionadas à segurança.

Paralelamente, a LafargeHolcim tinha como ponto de atenção o fato desses trabalhadores poderem ter algum mal súbito e não conseguirem se comunicar com a empresa. Isso porque o sinal de telefone oscila bastante na planta da fábrica.

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Riscos da indústria de cimento para os empregados

A indústria do cimento possui uma série de riscos associados ao negócio. A produção gera emissão de resíduos gasosos e particulados, provenientes da queima de combustível.

Dessa forma, é fundamental que os empregados utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, além de seguirem rigorosamente as políticas de segurança da organização.

A LafargeHolcim preza pela cultura de responsabilidade e excelência. Valoriza processos simples e ágeis, e a capacidade de cada empregado para tomar decisões.

Por isso, confia na capacidade das equipes em relação à percepção de risco, sempre com boas práticas na execução de tarefas.

Neste cenário, a principal preocupação da empresa era, de fato, facilitar a comunicação entre o trabalhador solitário e outras equipes, com o objetivo de providenciar rápido atendimento em ocorrências emergenciais, como acidentes ou um mal súbito.

Solução LifeLink para a LafargeHolcim

Para resolver o problema e criar um ambiente mais seguro e com políticas dinâmicas de atendimentos de emergência, a LifeLink e a LafargeHolcim estabeleceram uma parceria que já dura mais de meia década.

A fim de melhorar a comunicação, foi contratada a solução de monitoramento remoto com botão de pânico.

De forma geral, esse é um dispositivo com sensores e tecnologia de Inteligência Artificial que identifica possíveis problemas e conta com um botão para ser acionado pelo usuário em situações de emergência.

No caso da LafargeHolcim, chegou-se à conclusão de que nem sempre o funcionário consegue acionar esse botão. Assim, a LifeLink desenvolveu uma solução personalizada, para atender às especificidades desse negócio.

Para a empresa, o dispositivo foi configurado com o acionamento de “estou aqui”. Funciona assim:

  • O usuário deve apertar o botão a cada 30 minutos, para confirmar que está tudo bem.
  • Caso o botão não seja pressionado por algum motivo, o dispositivo aciona uma conferência, informando sobre a necessidade de apertar o botão e, claro, confirmar se houve algum alarme falso.
  • Se mesmo após a conferência de segurança, o empregado seguir sem acionar o botão, uma mensagem automática é enviada para a Central de Monitoramento, que deve acionar a lista de emergência.

Benefícios

Com essa solução, a LafargeHolcim criou uma política de segurança interna ainda mais eficiente e de resultados impactantes.

Ao partir da lógica contrária — conferir regularmente as condições do empregado — a marca garante que todas as emergências são atendidas, o que confere mais bem-estar e qualidade de vida para as equipes.

A conferência a cada 30 minutos assegura a verificação necessária para um ambiente controlado, evita interferências na produtividade dos funcionários e permite que o atendimento seja realizado em tempo hábil, caso haja alguma necessidade nesse sentido.

Vale sempre destacar que empresas com uma cultura de segurança fortalecida conquistam benefícios como:

  • Redução dos acidentes e das fatalidades;
  • Economia com a redução de encargos trabalhistas relacionados a acidentes;
  • Aumento da produtividade, com funcionários mais motivados;
  • Melhoria da percepção da imagem por parte do consumidor final.

Assim, a parceira LifeLink e LafargeHolcim se consolida, cada vez mais, como um caso de sucesso, usando soluções simples e de alto impacto.

Como contratar?

As empresas que querem contratar soluções personalizadas de segurança para seu negócio também podem contar com a LifeLink.

A nossa marca é pioneira nos serviços de monitoramento e assistência remota. Há mais de 20 anos, iniciamos o nosso trabalho com soluções de monitoramento pessoal e, hoje, terceirizamos a nossa estrutura para que empresas de todo o Brasil tenham excelência em segurança.

Além da tecnologia própria de monitoramento, temos uma central profissional, com equipes altamente capacitadas.

Faça contato com a LifeLink e descubra a solução perfeita para atender à demanda da sua empresa.

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