Empresas de teleassistência

Qualificação de atendentes em urgência e emergência: por que é importante?

urgência e emergência

Saber a diferença entre urgência e emergência é um conhecimento muito importante para profissionais e empresas que lidam com monitoramento pessoal e teleassistência. Mas você está preparado?

Neste artigo, vamos explicar o que é considerado urgência e emergência, quando se deve encaminhar o cliente para um pronto-socorro e como se preparar para melhorar a prestação de serviço e garantir mais satisfação para o público.

O que é atendimento de urgência e emergência? 

Você sabe qual a diferença entre urgência e emergência? Embora os nomes sejam parecidos, os conceitos, bem como os protocolos a serem seguidos em cada caso, são diferentes.

Emergência é uma situação com risco iminente de morte. Justamente por sua gravidade, deve ser tratada imediatamente, assim que a situação for constatada.

Já a urgência é uma situação clínica ou cirúrgica que, embora não apresente risco iminente de morte, pode ser agravada se não for tratada adequadamente.

Exemplos de casos de emergência

Para ficar mais claro, vale destacar algumas situações que são consideradas emergência:

  • Acidentes que envolvem energia elétrica;
  • Cortes profundos;
  • Hemorragia;
  • Dificuldade para respirar;
  • Queimaduras;
  • Derrame;
  • Febre alta;
  • Intoxicação;
  • Acidentes de carro.

Nesse tipo de situação, o pronto-socorro é a melhor opção, já que a solução deve ser imediata.

Exemplos de casos de urgência

urgência e emergência

Agora, alguns exemplos de situações que são consideradas urgência:

  • Dores abdominais moderadas;
  • Luxações e torções;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Feridas sem hemorragia;
  • Retenção urinária (em idosos);
  • Episódios espaçados de vômito.

Para esses casos, a indicação é agendar uma consulta eletiva. Vale destacar que o pronto-socorro, muitas vezes, pode representar outros riscos, especialmente em épocas de doenças sazonais contagiosas, como a gripe.

Portanto, é importante tomar a decisão correta, antes de levar um paciente a esse ambiente.

Uma central de monitoramento especializada pode aprimorar ainda mais o suporte a esse tipo de ocorrência. Leia nosso artigo sobre o tema e entenda como funciona uma central de monitoramento especializada. 

Quais competências deve ter um profissional de monitoramento pessoal?

Além de saber as diferenças entre urgência e emergência, um profissional de monitoramento pessoal e teleassistência precisa de outras características fundamentais para atuar neste mercado.

Tolerância

O monitoramento pessoal pode ser contratado para idosos, crianças e trabalhadores remotos, entre outros.

Ser tolerante ao atender uma situação não prevista é muito importante. A pessoa monitorada provavelmente estará nervosa e terá algum tipo de dificuldade. Portanto, o profissional deve ser paciente e estar disponível para resolver a situação. 

Empatia

A empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro — ajuda nesse processo de paciência. Assim, o profissional de teleassistência também deve agir de forma simpática e empática. Sempre!

Otimismo

Ser positivo ajuda o monitorado a ter mais confiança nas soluções propostas e, assim, a situação pode ser resolvida com mais agilidade.

Agilidade

O profissional também deve ser capaz de tomar decisões rápidas, já que cada segundo conta, quando o assunto é salvar uma vida.

Conhecimento especializado 

Claramente, o profissional de monitoramento pessoal também precisa de conhecimento especializado, de acordo com a área de atuação. Afinal, prestar suporte a um idoso é diferente de atender um trabalhador remoto, por exemplo.

Suporte de tecnologias e capacitação constante

As tecnologias de monitoramento são essenciais nestes casos. E, além de dispositivos que contam com botão de emergência e GPS, entre outras funcionalidades, é importante contar com o suporte da empresa de tecnologia, e, ainda, se capacitar no uso dessas ferramentas.

Capacitar-se constantemente é outra característica que esses profissionais devem ter. Cuidar de pessoas é um desafio e aprimorar as habilidades é uma forma de superar as dificuldades e entregar um trabalho cada vez melhor.

Saiba tudo sobre dispositivos de monitoramento de pessoas.

Como funciona um treinamento de urgência e emergência?

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As empresas e as equipes que atuam com monitoramento e teleassistência devem estar alinhadas aos procedimentos de urgência e emergência, justamente para saber como lidar com os clientes monitorados.

Garantir treinamentos sobre esse tema às equipes é essencial. E você sabe como esse tipo de curso funciona?

Existem modalidades específicas de Capacitação em Urgência e Emergência, que garantem ganhos importantes em segurança e credibilidade.

Nesse tipo de treinamento, o foco está no paciente e não na doença, e ensina como prezar pelo melhor atendimento e quais passos devem ser seguidos quando uma situação grave de saúde acontecer.

Esses cursos são voltados para médicos, enfermeiros, cuidadores, socorristas, atendentes e outros profissionais que lidam diretamente com pacientes em risco potencial.

Quais as vantagens?

Implementar um treinamento sobre urgência e emergência na rotina das equipes de monitoramento garante muitas vantagens. Entre elas:

Atendimento mais rápido

Ao conhecer as informações sobre os diferentes tipos de atendimento, os profissionais de monitoramento conseguem tomar decisões mais rapidamente, o que agiliza a prestação de socorro e encaminhando (ou não) às unidades de emergência.

Profissionais mais confiantes

Profissionais qualificados se sentem mais confiantes na prestação do serviço, orientando os monitorados de forma mais acertada e com mais chances de sucesso.

Mais credibilidade para a empresa

A qualificação de equipes é um diferencial de mercado, que confere mais credibilidade à marca e, consequentemente, atrai um público maior, em busca de serviço de alta qualidade e profissionalização.

Atendimento mais seguro

Ter conhecimentos sobre as principais ocorrências de urgência e emergência torna o monitoramento pessoal e a teleassistência mais seguros. É bom para o monitorado, que receberá a melhor assistência possível, e bom para empresa, que terá taxas de sucesso cada vez maiores.

Clientes monitorados mais satisfeitos

Com todas as etapas de atendimento mais seguras, ágeis e bem-sucedidas, o resultado não pode ser outro: o público fica mais satisfeito e fiel.

Exemplos de treinamento de urgência e emergência

O mercado oferece diferentes tipos de qualificação no atendimento de urgências e emergências. Conheça alguns desses cursos, antes de definir o melhor plano de qualificação para sua equipe de teleassistência:

  • Atendimento pré-hospitalar: principais tipos de urgências, legislação e normas d setor, protocolos de assistência.
  • Primeiros-socorros: proteção individual e coletiva, principais emergências; utilização de desfibrilador; emergências ambientais.
  • Capacitação em urgência e emergência: qualificação para suporte nesse tipo de atendimento.

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