Para que uma Central de Monitoramento tenha total sucesso em suas atividades, é importante contar com um bom software. A tecnologia é capaz de trazer mais segurança e eficiência às operações, mais precisão, acelerar os atendimentos e tornar a gestão mais transparente e acessível.
Se você busca um sistema para apoiar sua operação de monitoramento, continue a leitura e veja o que um software para estações centrais deve ter.
Automatização do monitoramento: quais os benefícios?
Já falamos aqui no blog sobre a importância da qualidade do serviço prestado em uma Central de Monitoramento.
Porém, equipes eficientes no atendimento em tempo real, com a máxima velocidade e presteza, não são mais suficientes para a operacionalização do monitoramento. Unir as capacidades dos profissionais especializados à tecnologia se tornou indispensável.
Isso porque os avanços das tecnologias da Indústria 4.0 trouxeram muitas possibilidades ao universo do monitoramento. Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Machine Learning e todas as inovações contemporâneas são as chaves para o sucesso de um monitoramento – seja de pessoas, de máquinas, sistemas ou dados.
Conheça os benefícios
- Agilidade no atendimento e velocidade na identificação de emergências
- Precisão nos dados, sem brechas para erros humanos
- Confiabilidade para os clientes e segurança da informação
- Acessibilidade e ampla visibilidade no monitoramento
- Redução de gastos na operação como um todo
- Detecção de falhas e gaps de produção
Quer entender como? Veja abaixo as funcionalidades essenciais em um software de monitoramento.
6 funcionalidades que os softwares das Centrais de Monitoramento devem ter
Ao escolher um software para sua Central de Monitoramento, tenha em mente as seguintes características:
1. Possibilidade de personalização de alarmes
Um software de monitoramento deve ser capaz de integrar dispositivos IoT para que a empresa possa criar suas próprias regras de acionamento de alarmes. Em situações previamente determinadas de acordo com os objetivos do negócio, os alarmes são automaticamente disparados e a equipe é avisada com a máxima agilidade.
Isso é essencial para o monitoramento PERS, já que a velocidade pode salvar vidas de pessoas e trabalhadores em risco. Em uma situação de emergência, se o usuário aciona um alarme, a Central de Monitoramento pode tomar as providências necessárias o mais rápido possível.
2. Hospedagem em nuvem
Também é importante que o software seja hospedado em nuvem, para que a equipe, usuários e gestores possam acompanhar os eventos críticos monitorados em tempo real, de qualquer lugar.
A hospedagem em nuvem dá flexibilidade aos operadores de se conectar em diferentes dispositivos – computador, tablet ou smartphone – e mais pessoas podem ter acesso às informações pertinentes ao monitoramento.
O software deve disponibilizar um dashboard intuitivo, para que os envolvidos possam navegar com facilidade.
3. Captação de dados
Business Intelligence é uma das principais estratégias de qualquer empresa e o software de monitoramento pode auxiliar no processo. Ao fazer a captação de dados em tempo real, é possível ter insumos para a tomada de decisão.
Ao monitorar uma máquina industrial, por exemplo, é possível verificar o tempo gasto em cada operação e as matérias-primas utilizadas e gerar insights estratégicos para otimização desses processos.
Em relação ao monitoramento de pessoas, é igualmente importante, já que permite coletar dados de clientes e usuários. Isso possibilita que a empresa personalize ainda mais o atendimento ao cliente e entregue o que é, de fato, de seu interesse.
Veja mais sobre o marketing para empresas de teleassistência.
4. Planos de ação
Os planos de ação ajudam os operadores de monitoramento a executarem suas atividades de forma mais consistente e precisa. Trata-se de scripts ou roteiros que são automatizados e disponibilizados para que os operadores possam se orientar em caso de acionamento de alarmes.
Os planos de ação contêm as informações necessárias para os atendimentos, de forma padronizada e elimina suposições ou improvisos imediatos em caso de situações emergenciais estressantes. Esses planos de ação orientam um operador em todas as decisões para garantir um serviço de qualidade aos clientes. Isso gera resultados previsíveis a partir de situações imprevisíveis.
5. Processos pré-programados
Um dos maiores problemas de verificação de alarme são os alarmes falsos. Uma entrada de alarmes falsos pode confundir a fila de atendimento do operador e atrasar os casos verdadeiros. É aqui que os processos automáticos pré-programados podem fazer uma grande diferença.
Dependendo do tipo de sinal que chega à estação central, um processo automático pode ser configurado para enviar SMS (mensagens de texto), gravações de voz interativas e até mesmo chats em grupo para ajudar a verificar se um alarme é real ou não. Com isso, há um enorme ganho em eficiência e rapidez.
6. Extração de relatórios
Um software para monitoramento também deve permitir a extração de relatórios diversos, para auxiliar no trabalho da equipe de operadores e para controle do cliente. O acesso a dados como tipos de sinais de alarme recebidos, informações de contato, histórico de eventos, status de alarme e outros é muito valioso para a estratégia da empresa de monitoramento.
Plataforma ADA, tudo que sua central precisa
A LifeLink é uma empresa que oferece sua expertise e estrutura de monitoramento para terceirização. Com quase 20 anos de atuação no segmento, nossa equipe pôde identificar quais as principais funcionalidades e demandas no mercado de teleassistência. Esse conhecimento foi passado à Athene Technologies, uma empresa de desenvolvimento de tecnologia originada na LifeLink.
A Athene desenvolveu o ADA, uma plataforma de monitoramento completa, que possui todas as capacidades necessárias a um software para o segmento. Com nosso sistema totalmente em nuvem, sua empresa de monitoramento pode personalizar sua operação, integrar diferentes dispositivos e sistemas e acompanhar, em tempo real, qualquer evento crítico.
Os serviços de monitoramento da LifeLink, é claro, unem a excelência de atendimento da nossa Central de Monitoramento especializada, mais a tecnologia avançada do ADA. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Veja mais sobre nossa história e o que oferecemos!